CURSO - ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO SISTEMA BRAILLE - CAXIAS MA

R$270,00

Investimento:
R$270,00 (Carnê ou Cartão de Crédito)
R$200,00 (Transferência Bancária)

Disponibilidade: Em estoque

Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.

Ementa: Aspectos importantes que influem na aprendizagem da criança com deficiência visual. Pré-requisitos para alfabetização no Sistema Braille. Avaliação diagnóstica de habilidades requeridas para a aprendizagem da escrita e da leitura em braille. Alguns princípios básicos que orientam a prática pedagógica de um programa de alfabetização em braille. Métodos utilizados no processo de alfabetização em braille. Avaliação do processo ensino-aprendizagem durante a alfabetização.

Objetivo: Capacitar professores para atuarem no processo de aquisição da leitura e da escrita por crianças cegas através do Sistema Braille.

Carga horária total: 60 horas/aula.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos do Sistema Braille.

Nº de vagas: 30

Período do curso: 09 e 23 de Março e 06 e 27 de Abril.

Horário: Aos sábados das 08h às 17h .

Para certificação: Frequência mínima de 75%

Professora: Natália Dias Rocha (Psicopedagogoa do CAP Teresina – PI)

Programa:
Introdução à educação da criança cega.
Princípios da educação da criança cega e período de desenvolvimento global.
Fundamentos da pré-leitura e pré-escrita.
A literatura na sala de aula.
Recursos pedagógicos utilizados no processo de alfabetização da criança cega.
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Bibliografia:
1. BARRAGA, Natalie. Disminuidos visuales y aprendizaje. Espanha: Fundação Once, 1985.
2. CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores. Tradução Ingeborg Strake. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975.
3. COSTA LINS, M.J.S. A Estruturação da inteligência do pré-escolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Anima, 1984.
4. FERNÁNDEZ, Alicia. A Inteligência aprisionada. Tradução Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
5. FRAIBERG, S. Insight from the blind Library of Congress. Washington, 1972.
6. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Comunicação, 1).
7. HALLIDAY, Carol. Crescimento, aprendizagem e desenvolvimento da criança visualmente incapacitada do nascimento à idade escolar. São Paulo: Fundação para o Livro do Cego no Brasil, 1975.
8. LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ática, 1990.
9. LOWENFELD, B. Our blind children. Illinois: Charles Thomas Publishers, 1964.
10. LURIA, A.R. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: Ícone, 1990.
11. PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
12. PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Rio de Janeiro, 1. ed. Edição Brasileira, abril, 1959. Tradução Manuel Campos, 4ª Edição, Paris, 1956.
13. PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
14. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “CURSO – ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO SISTEMA BRAILLE – CAXIAS MA”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir ao topo do site